“Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios.” (Efésios 3:1)
Humanamente falando, Paulo era prisioneiro de Roma. Estava limitado, vigiado e privado de sua liberdade.
Mas sua visão não era moldada pelas circunstâncias, e sim pela sua relação com Cristo.
Por isso, ele não se via como prisioneiro de um império, mas como prisioneiro de Jesus Cristo.
Paulo não atribuía sua condição às autoridades romanas, mas à soberana vontade de Deus. Para ele, estar preso não era um acidente, mas parte do seu chamado. Ele estava ali por causa de Cristo.
É nesse contexto que ele declara, sem amargura e sem ressentimento, mas com honra: “sou o prisioneiro de Cristo”.
Para Paulo, sua maior glória não estava na liberdade, no reconhecimento ou no conforto, mas na missão que lhe foi confiada por Deus:
“Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus.” (Efésios 3:7)
Servir a Cristo nunca foi, para ele, um peso ou uma obrigação fria. Era graça. Era privilégio. Era honra.
Assim também pensavam os demais apóstolos. Eles não viam o serviço cristão como um fardo, mas como um chamado glorioso, mesmo quando isso significava sofrimento, perseguição e renúncia.
Essa perspectiva confronta diretamente o nosso coração.
Muitas vezes queremos servir a Cristo apenas quando isso nos traz conforto, reconhecimento ou facilidade. Mas Paulo nos ensina que o verdadeiro serviço cristão permanece firme mesmo em meio às cadeias.
Servir a Cristo é, acima de tudo, um privilégio imerecido.
Que Deus nos dê a mesma visão: de enxergar o serviço ao Senhor não como um peso, mas como a maior honra que poderíamos receber.
Pois, no fim, não importa onde estamos, livres ou presos, exaltados ou humilhados, o que realmente importa é a quem pertencemos.
E se somos de Cristo, até nossas cadeias se tornam instrumentos de glória.