“Estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça sois salvos.” (Efésios 2:5)
A condição espiritual do ser humano tem sido debatida ao longo da história da Igreja. No início do século V, Pelágio ensinava que a queda de Adão não havia afetado a natureza humana e que cada pessoa nasce tão moralmente capaz quanto ele antes de pecar. Para Pelágio, o homem peca apenas se quiser, negando assim o pecado original e a corrupção herdada.
Agostinho de Hipona confrontou essa visão com firmeza. Baseado na Escritura, ele afirmou que a queda atingiu profundamente toda a raça humana e que o ser humano, por natureza, é incapaz de voltar-se para Deus sem que o próprio Deus intervenha com Sua graça soberana. Esse entendimento foi confirmado no Sínodo de Cartago, em 416 d.C., fortalecendo a doutrina bíblica da depravação humana.
Durante a Reforma Protestante, o debate ressurgiu. Erasmo defendia a plena liberdade da vontade humana, mas Lutero respondeu vigorosamente em sua obra A Escravidão da Vontade, argumentando que a vontade do homem está cativa ao pecado e que somente a graça pode libertá-la. Pouco depois, o Sínodo de Dort (1618–1619) reafirmou esse ensino: por estar espiritualmente morto, o homem não pode, por si mesmo, crer, arrepender-se ou buscar a Deus.
O apóstolo Paulo ensina que o pecado entrou no mundo por meio de um só homem e, com ele, veio a morte; essa morte se estendeu a todos porque todos pecaram (Rm 5:12). Isso significa que nenhuma área da existência humana permaneceu intacta. A mente, as emoções, os desejos e a vontade foram afetados pelo pecado. Por isso, as Escrituras descrevem o homem natural como cego para a verdade, endurecido no coração e incapaz de responder positivamente a Deus sem que Ele mesmo o vivifique.
Diante dessa condição desesperadora, torna-se claro que a salvação não é um esforço humano, mas uma obra totalmente divina. Deus é quem desperta o pecador, quem abre seus olhos, quem transforma seu coração e quem o conduz à vida em Cristo. Tudo procede da graça, para que a glória pertença exclusivamente a Deus.
“Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:7)