“Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Fomos esmagados e oprimidos além da nossa capacidade de suportar, e pensamos que não sobreviveríamos.” (2Co 1:8)
A palavra que Paulo utiliza para aflição é “thlipsis”. Em grego esta palavra descreve como pressão física sobre o corpo.
O extraordinário a respeito desta passagem é que não temos nenhuma informação a respeito desta terrível experiência que Paulo viveu em Éfeso. Pelo seu relato, uma aflição quase impossível de suportar.
Paulo estava num perigo tal que pensou ter chegado sua última hora e que não poderia escapar.
Nós nos sentíamos como condenados a morte. Mas isto aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus que ressuscita os mortos. (2 Co 1:9)
Irmãos, não estamos sozinhos para enfrentar as aflições, Paulo também nos mostrou que Deus está sempre pronto a nos consolar.
“Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar” (2 Co 1:10)
Ele também destaca que o consolo que recebemos de Deus, nos fazem capazes de ser fonte de consolação para outros.
“Ele nos encoraja em todas as nossas aflições, para que, com o encorajamento que recebemos de Deus, possamos encorajar outros quando eles passarem por aflições.” (2Co 1:4)
Será valioso experimentar tais aflições, se isto nos capacitar para ajudar a outros irmãos quando estiverem em aflições.
“Pois, quanto mais sofrimento por Cristo suportarmos, mais encorajamento será derramado sobre nós por meio de Cristo.” (2 Co 1:5)
Se este é o seu momento de enfrentar as aflições, tenha bom ânimo, Deus está te sustentando.