Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7:5)
Muitos incrédulos e até ex-evangélicos dizem hoje que a razão pela qual eles se opõem à igreja, é porque há muita hipocrisia.
A boa notícia é que Jesus também se opõe à hipocrisia. Os evangelhos estão cheios de momentos em que Jesus desafiou os hipócritas.
No grego, o termo "hipocrisia" significa um ator. Jesus condenou as autoridades religiosas porque seus corações e ações não refletiam sua aparência exterior.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. (Mateus 23:28)
O que falamos e fazemos é fruto do que somos por dentro, e se queremos mostrar algo diferente do que realmente somos, Jesus nos chama de hipócritas.
Infelizmente, muitos dos seus chamados discípulos não passam de grandes hipócritas e dão péssimos testemunho ao mundo.
Dizem amar a Deus, mas não lhe obedecem. Dizem amar a Jesus, mas não o imitam.
Dizem amar ao próximo, mas lhes negam a ajuda. Dizem amar a igreja, mas negam servi-la.
Perto do final de seu ministério, Jesus pronunciou os “7 ais” contra os mestres da lei e os fariseus. Em cada um dos seus pronunciamentos, ele os chamou de hipócritas.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas. (Mateus 23:29)
Este terrível pecado, levou Jesus a usar alguns termos para descrever os hipócritas: Condutores Cegos, Sepulcros Caiado, Serpentes, Raça de víboras.
Todo pecado promove o mal, e a hipocrisia não é diferente, ela busca promover tudo que é falso, seja um indivíduo, ou até mesmo uma religião.
Jesus condenou e condena a Hipocrisia, mas está sempre de braços abertos para receber e perdoar aqueles que se arrependem deste terrível pecado.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados. (Atos 3:19)