Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)
Eu não tenho costume e nunca tive a intenção de escrever para refutar o que outros irmãos escrevem, falam, pregam ou ensinam sobre a palavra de Deus, mas, as vezes isso se faz necessário, e como disse João Calvino:
“O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e ficasse em silêncio”
E eu não serei covarde…
Esses dias, alguém me mandou um vídeo, esses vídeos curtos, onde as pessoas querem mostrar sua sabedoria e impressionar as pessoas.
No vídeo, o pastor diz que a Bíblia não é a palavra de Deus, mas que ela contém a palavra de Deus. Eu sei que ele não está sozinho neste pensamento, há muitos pastores se fazendo de portadores da verdade, eles estão sempre em busca de alguma polemica, algum assunto que contrária o verdadeiro ensino da palavra de Deus.
Entre o que este pastor diz e o que Jesus diz, eu fico é claro com o que o meu Senhor e Salvador disse:
“A tua palavra é a verdade” (João 17:17)
Jesus não declara que a palavra de Deus contém a verdade, mas que é a própria verdade.
O cristão que crê em Cristo como: “o caminho, a verdade é a vida” (João 14:6), é alguém que crê na palavra de Deus depositada na Bíblia (que significa coleção de livros).
Crer em Jesus Cristo como o Senhor e Salvador, significa que nós cremos em toda a palavra de Deus.
Todos os livros contidos na Bíblia é a verdade, é a palavra de Deus, do início ao fim.
Quando Jesus disse: “Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5:39). Ele estava se referindo ao Antigo Testamento.
O Antigo Testamento apresentou Cristo por símbolos e ilustrações. Era em Jesus Cristo que, pela promessa, creram e foram salvos os santos da antiga aliança.
E o Novo Testamento é a vida, o ensino e obra (morte e ressurreição) de Jesus, que foi entregue pelo próprio Jesus aos discípulos, e eles nos relataram tudo.
Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse. (João 14:26)
Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer. (João 16:13)
São as palavras que o Senhor Jesus recebeu do Pai e passou para os discípulos, e o Espírito Santo iria fazê-los lembrar de toda verdade.
Em seu ministério, Jesus usou o Antigo Testamento e o aceitou como verdadeiro e vindo de Deus, além disso Ele deu ensinamentos aos discípulos e o Espírito Santo os guiou enquanto escreviam.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra. (2Timóteo 3:16-17)
Toda escritura, tanto o Antigo como o Novo Testamento é a palavra de Deus, e não apenas uma parte dela.
Cuidado, há muitos falsos profetas em nosso tempo pregando heresias e suas próprias convicções. Tanto Jesus como os apóstolos nos advertiram sobre eles. (Leia Mateus 24:24; 2 Pedro 2:1; 1 João 4:1; 2 Corintos 11:13)
Eu faço a você a mesma pergunta que Greg Bahnsen fez, baseado no que diz Mateus 7:24-27.
“Sua vida será fundamentada sobre a rocha segura da palavra de Deus, ou sobre a areia movediça da opinião humana?”