Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o infiel. (1 Timoteo 5:8)
Em 1 Timóteo 5:1,2, Paulo usou o modelo de uma família para descrever os relacionamentos do pastor com os membros da igreja.
Timoteo deveria se dirigir aos anciões como faria com o pai ou a mãe, e os jovens como irmãos e irmãs, e ele não esqueceu das viúvas e de suas necessidades.
Mas a igreja não tem a responsabilidade de uma família no sentido de cuidar das viúvas, a igreja deve socorrer aquelas que não tem parentes.
Honre as viúvas que não têm ninguém para cuidar delas. Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar os seus pais, pois isto é aceitável diante de Deus. (1Timóteo 5:3,4)
Paulo deixa claro que a caridade da igreja nunca deve substituir a responsabilidade dos filhos.
Está responsabilidade familiar vem antes da igreja, que cuidará da viúva, se não existir nenhum membro da família para faze-lo.
Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá. (Êxodo 20:12)
Há bênçãos de Deus para os filhos que honram os pais, mas há também uma vergonhosa comparação para os crentes que não cuidam de seus pais.
... é pior do que o infiel.
Nos dias difíceis da velhice, na enfermidade ou necessidade econômica dos pais, devemos honra-los como Deus nos ordena no quinto mandamento.
Como um crente pode honrar o Pai celestial, enquanto desonra os pais terrenos?
... que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar os seus pais.
É uma honra recompensar os pais pelos cuidados que nos deram quando éramos crianças, adolescente e jovens. À medida que os pais envelhecem, há uma mudança de papel e cuidados.
Paulo diz que a forma como tratamos nossos pais quando precisam de nós, diz muito a respeito da nossa fé e de nosso relacionamento com Deus.
Os verdadeiros cristãos sabem que o amor e a gratidão se expressam melhor em ações.
E, é honroso mostrar aos nossos pais o quanto nós os amamos e somos gratos pelo que fizeram por nós.