Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. (Mateus 5.10,11)
Uma das qualidades mais destacadas de Jesus era sua absoluta honestidade. Sempre deixou claro que "não tinha vindo para tornar fácil a vida, mas para tornar grandes os homens".
É muito difícil entendermos os sofrimentos que tiveram que suportar os primeiros cristãos. Em muitos aspectos da vida eles precisaram suportar incríveis dificuldades.
Naqueles dias a fé cristã significava ter que escolher entre Cristo e as pessoas mais queridas e próximas.
Sofrer injustiça, ser perseguido e até mesmo martirizado por causa do Reino de Deus são evidências de uma bem-aventurança eterna. Um princípio totalmente contrário à filosofia materialista deste século.
Ser justo, praticar a justiça significa ser semelhante a Jesus, e os que a Ele se assemelham, sempre serão perseguidos, mas não estarão sós.
Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mateus 5:12)
Sofrer a perseguição, conforme disse o próprio Jesus, é caminhar pelo mesmo caminho que tiveram que percorrer os profetas, os santos e os mártires.
Sofrer pela justiça é participar por direito próprio em uma grande e honrosa sucessão de homens de Deus.
Aquele que sofrer de alguma maneira por causa de sua fé, pode erguer a cabeça e dizer:
"Pisamos no mesmo caminho que os santos pisaram"
Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16.33)