E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela. (Lucas 19:41)
Jesus entrou em Jerusalém sendo aclamado pelo povo, mas Ele sabia que na verdade Israel não o receberia como o Messias prometido.
Isso não trouxe odio ao seu coração, muito pelo contrario, Jesus se compadeceu deles, e chorou pela cidade.
Dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados. (Lucas 19:42, 43)
Dentro de algumas décadas, Jerusalém seria destruída, todo edifício demolido, o templo ficaria em ruínas, e milhares de pessoas morreriam de fome ou em batalha.
Jesus sabia não só o estado em que estavam, mas o estando em que chegariam, Jesus se compadeceu deles, e chorou por eles.
O coração de Jesus é um coração cheio de misericórdia. Ele é um pastor misericordioso para com todos, tanto para os que estão em seu rebanho, como para os que não estão.
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. (Mateus 9:36)
Não importava quem eram aquelas pessoas, e o que elas haviam feito.
Quando os samaritanos não permitiram que Jesus e seus discipulos entrassem na cidade, Tiago e João disseram:
Senhor, quer que ordenemos que o fogo desça do céu e os consuma, como Elias fez? Jesus lhes repreendeu: Vocês não sabem de que tipo de espírito sois! Pois o Filho do Homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los. E foram para outra cidade. (Lucas 9: 52-56)
Jesus tinha um coração de pastor, Ele não veio para julgar, mas para dar a sua vida.
E Tiago disse: A misericórdia triunfa sobre o julgamento. (Leia Tiago 2:13)
O que os pastores atuais deveriamos ter em comum com Jesus?
Um coração cheio de misericordia e amor, tanto para com os que estão na igreja, como para com os de fora.
Qual seria o nosso sentimento diante da rebelde Jerusalém? Diante daqueles que não nos recebe? Dos perdidos? Dos que nos maltratam?
Jesus não disse que eles mereciam o julgamento ou a morte, Ele tambem não amaldiçou aqueles que o crucificava, mas disse que eles não sabiam o que estavam fazendo.
Jesus é nosso pastor, porque teve e sempre terá misericórdia de nós.
Misericórdia e amor é o que deve mover o coração de todo pastor chamado por Jesus, então, fuja dos mercenários!!!
Esses homens, como bem disse o apóstolo Paulo, tem aparência de serem piedosos, mas são egoístas, avarentos, arrogantes e amigos dos prazeres.
O conselho de Paulo? Fujam desses homens !!