Ninguém despreze a tua mocidade; mas seja o exemplo dos fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:12)
Timóteo, assim como Tito, foi pastor e filho na fé de Paulo, ele também deveria ser um modelo de cristão para toda igreja, mesmo sendo um jovem pastor.
Quando escreveu a Timóteo, Paulo deixou este assunto em evidência, pois ele mesmo foi um exemplo e inspiração para o jovem pastor.
Você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança. (2 Timóteo 3:10)
O pastor deve ser um exemplo naquilo que ensina e vive, de forma que os liderados possam viver em semelhança, mostrando em tudo amor, fé, pureza.
Não foi, não é, e nunca será uma tarefa fácil ser exemplo para outros, mas é isso que a bíblia pede de nós, especialmente daqueles que lideram sobre o povo de Deus.
Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Um exemplo vale mais que mil palavras”, não há dúvidas de que esta frase é verdadeira.
Ninguém é perfeito, nem mesmo um homem de Deus, falo como um deles, mas todos nós, devemos nos esforçar para almejar ser, à medida que Jesus nos confia tais responsabilidades, Ele também exigirá de nós fidelidade.
Àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. (Lucas 12:48)
Pastor, seja um exemplo das ovelhas, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.
Seja um ancião ou um jovem pastor, eloquente ou simples, as pessoas não nos desprezarão, se encontrar em nós a palavra de Deus, conduta, amor, fé e pureza.
Dedique total atenção a essas questões. Entregue-se inteiramente a suas tarefas, para que todos vejam seu progresso. (1 Timóteo 4:15)
Pastor, observe sempre o que a bíblia diz, e conduza sua vida com cuidado, com temor, levando a sério tudo que planeja fazer. Irá muito bem, e as bênçãos do Senhor serão contigo, se assim proceder.