Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. (Tito 2:6)
Em sua carta a Tito, seu filho na fé, irmão, companheiro de ministério e líder, Paulo mostra uma grande preocupação com o comportamento dos cristãos e o resultado que isso traria para a igreja.
Dentre várias classes de pessoas mencionadas em sua carta, me chama a atenção como Paulo se dirigiu aos jovens.
Um dos deveres de Tito foi aconselhar os jovens a serem moderados, isso é conduzir suas vidas com muito cuidado, ponderando suas decisões.
É certo que hoje usamos o mesmo conselho de Paulo, e devemos aconselhar nossos jovens a viver dignamente, e sem dúvida devemos nos dedicar muito a tal tarefa, pois os jovens, além de serem inexperientes, as vezes agem impulsivamente.
Paulo como um líder e homem experiente, sabia que a melhor forma de exortar os jovens, é sendo exemplo para eles, assim como ele mesmo foi exemplo para Tito.
Então, Paulo diz a Tito, que ele, como líder, deveria ser o exemplo que os jovens precisavam para conduzirem suas vidas com cuidado.
Vejamos em 2:7,8 como Tito deveria ser um padrão (exemplo), para os jovens:
Nas boas obras: Assim como Paulo foi exemplo para Tito, e ele se tornou um grande líder, assim ele deveria ser em toda boa obra, um exemplo para que os jovens tivessem em quem se inspirar.
Na doutrina mostra integridade: Isto é, revelar amor pela verdade em tudo que for fazer, o líder não pode somente dizer que ama a verdade, que é fiel, que ama a Jesus, só pelo fato de ministrar a palavra de Deus, ele precisa mostrar isso quando estiver longe do púlpito, principalmente quando estiver ao lado de um jovem.
Sinceridade: mostrar sinceridade naquilo que prega e crê é muito importante para fortalecer a fé de um jovem, os jovens seriam muito melhores, se todos tivessem um líder que fosse exemplo de sinceridade.
Linguagem sã e irrepreensível: Sim, é indispensável para um líder ter uma linguagem sensata e equilibrada, onde o inimigo não possa acusá-lo de nenhuma falta, e os jovens possam confiar nele.
Hoje, vinte séculos depois, muitos líderes desprezam seus jovens, e isso porque muitos na verdade não conseguem ser exemplo para eles, então, é mais fácil ignorá-los e duvidar de sua capacidade, do que tê-los ao seu lado e lhes ser exemplo.
Pastores, não esperem muito de seus jovens, se vocês não têm sido exemplo e motivo de inspiração para eles.
P.S - A foto acima é do jovem pastor alemão, Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), que foi preso e morto pelos nazistas em 1945.
Este jovem pastor, antes de morrer aos 39 anos, influenciou uma geração inteira de jovens cristãos, e até hoje nos inspira com sua vida e escritos.
“Um ato de obediência vale mais que cem sermões.”
Dietrich Bonhoeffer