.... porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. (Mateus 5:45)
Ao falar sobre graça, reconhecemos um termo usado para descrever um aspecto da graça de Deus, ele é chamado de graça comum.
O que significa graça comum e como ela funciona?
O termo graça comum não é encontrado na Bíblia, mas é usado para mostrar um aspecto da graça de Deus.
A graça comum refere-se à bondade ou as bênçãos que fluem de Deus que é comum a todas as pessoas, sejam elas crentes ou incrédulas.
A palavra “comum” não significa ser sem valor, significa que está disponível para todos. Conforme nos disse o Senhor Jesus em Mateus 5:44,45
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Neste versículo, o sol e a chuva, que representam as bênçãos de Deus, estão disponíveis para os justos e injustos, maus e bons, portanto, são comuns a todos.
Quer conheçamos a Deus ou não, o sol e a chuva, refletem a graça comum que Deus dispõe a toda a humanidade.
Deus não apenas demonstra paciência com aqueles que o rejeitam, mas por um período ele concede seu favor ou graça comum a eles.
O Senhor é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e abundante em amor. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades. (Salmos 103:8-10)
Imagine por um momento se Deus nos tratasse conforme os nossos pecados, ou, se Ele removesse sua graça. Ninguém estaria aqui não é mesmo?
Mas, isso não acontece porque Deus é compassivo, bondoso, tardio em se irar e abundante em amor.
Por isso, ele não nos trata como devemos ser tratados, mas nos trata segundo a sua graça.
A última coisa que queremos fazer é abençoar alguém que nos rejeita, mas é exatamente isso que somos chamados a fazer. Aquele que faz chover sobre justos e injustos também nos diz para amarmos nossos inimigos e orarmos por aqueles que nos perseguem.
Em outras palavras, ele está nos dizendo para mostrar graça comum àqueles que estão contra nós.
Deus é realmente incrível