O orgulho é a mais letal de todas as tentações, ela pode destruir o melhor dos homens, então ela pode destruir facilmente um pastor.
O pastor é quase que colocado sobre um pedestal todas as semanas. Ele está sempre no púlpito, acima das pessoas, e se dirige à elas com autoridade.
O pastor ocupa a posição de liderança na igreja e na comunidade. Por isso, a sua maior tentação é o orgulho.
A melhor maneira de refrear qualquer tendência ao orgulho na vida do pastor, é ler periodicamente a biografia de algum dos grandes homens de Deus.
Quando você se sentir tentado a pensar que está orando mais que qualquer outro, leia o livro “O poder pela oração” de E.M.Bounds
Quando você se sentir tentado a pensar que está fazendo as coisas de forma extraordinariamente boa, e que ninguém é tão bom quanto você, leia sobre a vida de Jonathan Edwards.
Quando você se sentir tentado a pensar que sua formação teológica é a melhor, leia a biografia de C.H.Spurgeon.
Quando você se sentir tentado a pensar que sua oratória é a melhor, e que ninguém é tão bom quanto você, veja o que a história diz sobre George Whitefield.
Quando você se sentir tentado a pensar que a sua fé é a maior de todos os demais pastores, leia a biografia de George Miller.
Quando você se sentir tentado a pensar que é o pastor mais dedicado de todos, leia a biografia de Charles Simeon.
Quando você se sentir tentado a pensar que sua igreja é a maior e melhor de todas, leia sobre Dietrich Bonhoeffer e a igreja confessante que foi organizada em plena segunda guerra mundial para se opor ao controle de Hitler.
Quando você se sentir tentado a pensar que é o pastor que mais faz por missões, leia a biografia de David Livingstone.
Agora, se você se sentir tentado a pensar que é o maior de todos, leia novamente os quatro evangelhos, e se concentre nas atitudes de Jesus de Nazaré.
Tenho certeza que você será curado de qualquer vestígio de orgulho em poucos minutos de leitura.