Tu Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo o propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor é a rocha eterna. (Isaias 26:3,4)
Muitos tem tido experiências amargas em suas vidas, pelo excesso de confiança que depositam em si mesma, em sua força, em seu conhecimento, em sua graduação, na profissão que exerce, no dinheiro que conseguiu guardar, na posição que ocupa, etc...
Alguns confiam cegamente em outros homens, geralmente em políticos, como se eles tivessem poder para resolver tudo que necessitamos, é claro que o homem exerce poder e influência sobre outros homens, e com este poder ele pode ajudar de alguma maneira, porém tudo é limitado no homem, tanto a sua capacidade como seu poder.
A frustração vem quando tudo isto é colocado a prova, e não é suficiente para nos garantir nada.
Em tempo recorde os cientistas desenvolveram vacinas para conter o Coronavírus, mesmo assim morreram milhares de pessoas no mundo. No Brasil foram mais de 600.000.
Em pleno século XXI, um vírus percorreu o planeta, e mostrou que ainda somos vulneráveis, e que há um excesso de confiança que colocamos em nós mesmos, nos homens ou nos objetos.
O que é o dinheiro diante de Deus, simplesmente um pedaço de papel, o que é o poder do homem diante de Deus ? Quem é um médico, um advogado, um juiz, um físico, um biólogo, um general, o presidente de uma nação? São todos homens e limitados.
O biógrafo de Sigmund Freud conta o caso de um importante medico que, ao se encontrar com Freud num corredor do hospital onde ambos trabalham, lhe mostrou um osso corroído pelo câncer, testemunho de uma vida que ele tinha sido incapaz de salvar, e lhe disse sentir-se profundamente magoado: Sabe, doutor Freud, se algum dia eu me encontrar frente a frente com Deus, vou sacudir este osso em sua face e perguntar-lhe por que Ele permite uma doença destas.
E Freud lhe respondeu: Se eu, algum dia, tiver essa oportunidade, vou formular a queixa de um modo diferente. Não vou indagar por que Ele permite o câncer, e sim por que Ele não deu a mim, ou ao senhor, ou a qualquer outra pessoa, a inteligência para descobrir a cura para esta doença.
Quantos vezes você se decepcionou, por tal confiança humana e limitada ?
A bíblia é clara em nos alertar que "Infeliz do homem que confia no homem e que se apoia na força humana.... Mas, feliz é o homem que confia no Senhor " (Jeremias 17:5,7)
Eu sou limitado, você é limitado, todas as coisas deste mundo são vulneráveis e passageiras.
Somente o Senhor Deus é a rocha inabalável.