Livre acesso a Deus
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. (Mateus 27:50,51)
Existia sob a Lei essa ordenança: que ninguém jamais podia entrar no Lugar Santíssimo, com a única exceção do sumo sacerdote, e ele podia somente fazê-lo uma vez por ano, e não sem sangue.
Quem poderia estar na presença daquele que é um fogo consumidor?
O rasgo do véu significou principalmente, que o caminho até o Lugar Santíssimo, estaria agora aberto a todos os que creem.
Essa ordem de manter distância foi ao longo de toda a Lei, pois até mesmo o Lugar Santo, que era antes do Santo dos Santos, era somente para os sacerdotes.
Esse milagre mostra que a partir dessa hora, que todo o sistema de cerimônias havia chegado a seu fim, as ordenanças de um sacerdócio terreno foram rasgadas com esse véu.
A ordem de se manter afastado está anulada, e o convite é:
Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados. (Mateus 11:28)
O pecado, o grande divisor entre Deus e o homem, era o muro de separação, mas Deus não está mais longe de nós, Cristo é o nosso Sumo Sacerdote Eterno.
Pela Sua morte, o pacto de graça é estabelecido conosco.
Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. (Hebreus 4:14)
Na antiga aliança, somente alguns homens teriam tido o privilégio de se aproximar de Deus, na nova, você é o convidado especial do Senhor.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça. (Hebreus 4:16)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 21/09/2021