Filhos de quem?
O nosso pai é Abraão! responderam eles. Então Jesus disse: Se vocês fossem, de fato, filhos de Abraão, fariam o que ele fez. (João 8:39)
Para o judeu, Abraão era a figura mais importante de toda a história religiosa, e o judeu se considerava a salvo e protegido no favor de Deus simplesmente porque descendia de Abraão.
Vós, descendência de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. (Salmo 105:6)
A admiração que os judeus tinha de Abraão era perfeitamente legítima porque Abraão foi um gigante espiritual, ele é o pai da fé.
Jesus, porém, foi muito claro a respeito da paternidade. Declarou que o verdadeiro descendente de Abraão era aquele que agia como Abraão agiu.
Mas eu lhes tenho dito a verdade que ouvi de Deus, e assim mesmo vocês estão tentando me matar. Abraão nunca fez uma coisa assim!. (João 8:40)
Eles estão buscando um meio de matar a Jesus, isso é exatamente o oposto ao que fez Abraão.
Quando chegou um mensageiro de Deus à casa de Abraão, este lhe deu as boas-vindas com toda alegria e respeito. (Gn18:1-8)
Jesus não trouxe para nós suas próprias opiniões. Sendo Ele filho de Deus, era seu legítimo mensageiro.
Eu falo das coisas que o meu Pai me mostrou, mas vocês fazem o que aprenderam com o pai de vocês. (João 8:38)
Logo, temos uma afirmação surpreendente de Jesus:
Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino. (João 8:44)
Aqueles que se orgulhavam em dizer que eram os filhos de Abraão, foram acusados por Jesus, que na verdade eram filhos do Diabo.
As obras deles e também as nossas, demonstram de quem somos filhos, porque só podemos demonstrar uma divina filiação mediante nosso amor e conduta.
Se Deus fosse de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. (João 8:42)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 26/07/2021