Morte ou Vida
É ele quem nos torna capazes de servir à nova aliança, que tem como base não a lei escrita, mas o Espírito de Deus. A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida. (2 Coríntios 3:6)
Uma aliança é um acordo celebrado entre duas pessoas através do qual entram numa relação.
No sentido bíblico da aliança, é Deus que toma a iniciativa, é Ele que se aproxima do homem e lhe oferece sua relação, com condições que o homem não poderia iniciar, nem alterar mas aceitar ou não.
A palavra nova que Paulo utiliza ao falar da nova aliança, é a mesma que utilizou Jesus.
Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. (Lucas 22:20)
Em grego a palavra nova é ¨kainos¨, que significa novo quanto à qualidade e não só quanto ao tempo.
A velha aliança estava baseada num documento escrito.
Moisés tomou o livro da aliança e o leu para o povo. E eles disseram: Tudo o que o Senhor falou nós faremos e obedeceremos. (Êxodo 24:7)
Um documento escrito é algo externo e passageiro, enquanto que a tarefa do Espírito é escrever no próprio coração do homem.
...escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. (2 Coríntios 3:3)
A velha aliança foi mediada por Moisés, ela apontava a Deus como Juiz, e o homem como transgressor, este sempre em falta diante de Seu juízo.
A nova aliança é mediada por Cristo, ela é uma relação de amor, não é mais entre um Juiz é um transgressor, mas entre um Pai e seu filho.
A velha aliança trouxe consigo a condenação e a morte, a nova nos trouxe o perdão e a vida.
E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus. (2 Coríntios 3:4)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 20/07/2021