Misericórdia e não sacrifício
Ao que lhes respondeu: Quem de vocês será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, está vier a cair numa cova, não fará todo o esforço para tirá-la dali? (Mateus 12:11)
Os abusos teológicos e religiosos sempre estarão atrapalhando a liberdade cristã. Em nome de Deus muitas heresias foram e tem sido criada.
A lei foi absurdamente mal interpretada, assim como a graça é em nossos dias, a ponto de atribuírem hoje, a necessidade de guardar o sábado como pratica cristã.
Jesus não estava disposto a aceitar nenhuma lei que insistisse em que um homem devia sofrer um minuto mais, mesmo que está vida não estivesse em perigo.
Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Logo, é lícito nos sábados fazer o bem. (Mateus 12:12)
O amor de Jesus pelas pessoas ultrapassava em muito seu respeito pelo ritual da Lei.
Mas, se vocês soubessem o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício”, não teriam condenado inocentes. (Mateus 12:7)
O que Jesus deseja mais que o sacrifício ritual é a bondade, e um espírito que não conhece outra lei, senão a de amar a Deus e ao próximo.
E Jesus acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. (Marcos 2:27)
Ao curar no sábado, Jesus afirma que socorrer as pessoas em suas necessidades, deve preceder a qualquer outra obrigação de quem ama a Deus.
A liturgia, adoração e todos os rituais são importantes e têm o seu lugar, mas antes que todas elas, a maior obrigação de um cristão é servir aos homens como Jesus fez.
Não seremos julgados pela quantidade de cultos que participamos, nem pela quantidade de vezes que lemos a Bíblia, nem pela quantidade de
horas que oramos, mas sim o que fizemos pelas pessoas quando sua necessidade chegou diante de nós.
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.(Mateus 25:40)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 20/07/2021