O remanescente
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. (Romanos 11:4)
Os dias do profeta Elias não foram fáceis, ele tinha chegado à conclusão de que era o único fiel a Deus que sobrou em Israel.
Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma. (Romanos 11:3)
A resposta de Deus deve ter surpreendido o profeta, havia sete mil fiéis que não dobraram os joelhos a Baal, surgiu assim no pensamento judaico a ideia do Remanescente.
Em sua definição, remanescente é o que sobra ou uma pequena parte de um grupo que é deixada para trás.
Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. (Romanos 9:27)
Os profetas começaram a ver que nunca houve um tempo, nem jamais o haveria, em que toda a nação fosse fiel a Deus, mas sabiam, que sempre houve dentro da nação um remanescente que nunca abandonou sua lealdade e compromisso de sua fé.
Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra. (Isaias 1:9)
A relação com Deus é individual, nenhuma igreja ou nação se salva em massa.
Todavia, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus; e: Qualquer que profere o nome do Senhor, então que se aparte da injustiça. (2 Timóteo 2.19)
Ninguém se salva porque seja membro de uma determinada nação, igreja ou membro de uma família importante, salva-se fazendo uma decisão pessoal diante do chamado de Deus.
E o remanescente de Deus são aqueles homens e mulheres que creram na graça, que renderam suas vidas e obedeceram ao chamado divino.
Esse remanescente são os membros do corpo de Cristo, consagrados e dedicados ao seu serviço.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. (Romanos 11:5)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 11/07/2021