× Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda
Elias Marcelino
Os benefícios de Meditar na Palavra de Deus
Textos
Em que Igreja você congrega ? A Pérgamo de hoje...

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Apocalipse 2:12-17)


Uma igreja como Pérgamo hoje, estaria localizada em um lugar de terrível idolatria, teria muitos membros fiéis, que se recusariam a se contaminar com a idolatria e imoralidade.

Teria em seu currículo, a passagem de homens como Antipas mencionado por Jesus, provável discípulo de João, o mesmo que escreve as cartas, dispostos a não negar o nome de Jesus, mas sim dar a vida por Ele.

Mas não estaria livre de dois grupos de pessoas, os que viveriam na igreja, mas envolvendo-se com todos os males deste mundo, e os que agora tornam a obra dos nicolaítas em doutrina.

A Obra dos Nicolaítas hoje traria à igreja um contexto como uma monarquia, ou melhor, nepotismo radical, uma doutrina herética que faz da igreja um território pessoal, são os donos do reino, e os seus filhos, ou algum parente mais próximo será o próximo ditador, aliás você nunca vai encontrar respaldo bíblico para isso, isso é interesse de poder, o qual Jesus diz abominar, o cabeça da Igreja é Cristo, o líder, o pastor é servo dos servos, é um ¨Hupereta¨, palavra grega para ¨Remador auxiliar.¨

Na Pérgamo de hoje não seria Jesus, ou melhor, a própria igreja por direção do Espírito Santo que escolheria o pastor e líderes, mas aquele que perpetua no cargo.

Soube que em uma igreja, que o pastor consagraria o filho ao pastorado, e isso sem nenhum respaldo da igreja, pois o mesmo nunca dera testemunho devido de um líder, justificativa do pastor:

Se eu não confiar em meu filho, confiarei em quem ?

Misericórdia, as ovelhas não teriam que aprovar quem vai presidir sobre elas ?

Isso nos faz ficar alertas para o fato do rápido progresso do mal sobre a Igreja, e isso por parte daqueles que dizem estar fazendo a obra para Deus, mas são eles os donos da igreja, motivo pelo qual Jesus inicia a carta dizendo ter a espada de dois fios em suas mãos, a sua palavra, que é única, e que nenhum homem pode mudar ou adaptar para seu próprio interesse e prazer.

Muitos pecados são tolerados nas atuais igrejas de Pérgamo, porque a liderança também está corrompida com o sistema mundano, e vendo a igreja como fonte de lucro e de poder.

Em tais igrejas a pureza e santidade já deixaram de existir a muito tempo.

Os homens de Deus, os ¨Antipas¨, partiram, e não resta nem lembranças deles, talvez seja também o motivo de Cristo fazer menção do seu fiel servo, lembrando a corrompida igreja de seu abandono doutrinário e da santidade.

Você conhece alguma igreja assim? Você pode estar congregando em uma Pérgamo.

Próximo Artigo: Em que Igreja você congrega ? A Tiatira de hoje...
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/07/2021
Comentários