Zelo por uma doutrina sadia
Será que agora, por ter dito a verdade, eu me tornei inimigo de vocês? (Gálatas 4:16)
Se Paulo não tivesse sido firme, e falado a verdade contra os ataques que tanto ele como o evangelho sofriam, é possível que o cristianismo tivesse se tornado em uma seita do judaísmo.
A grande preocupação do apóstolo era com a condição espiritual dos crentes que estavam se desviando da simplicidade do evangelho de Cristo.
Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. (Gálatas 1:6)
Pela sua simplicidade, o evangelho de Jesus, ou as boas notícias de Deus aos homens, sempre esteve sob ataque.
Falsos Profetas, Apóstolos e Pastores, sempre existiram, eles buscam acrescentar doutrinas heréticas ou tirar verdades do evangelho, para terem ganho e fama.
Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. (2 Coríntios 11:13)
Hoje não é diferente, há tantos falsos Obreiros, que fica até difícil de enumerar a quantidade deles e de suas heresias.
Eles são mais ousados que aqueles que Paulo enfrentou, pois já temos entre nós várias práticas judaicas, e não satisfeitos em carregar uma réplica da arca da aliança, fizeram um templo de Salomão para fascinar e atrair multidões para si.
Ó insensatos gálatas! Quem foi que enfeitiçou vocês?(Gálatas 3:1)
Poucos são na verdade, os que combatem estes falsos ensinos heréticos, que se preocupam com a saúde espiritual da igreja, que amam as ovelhas a ponto de serem tratados como inimigos por lhes falarem a verdade.
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (Gálatas 3:3)
O apelo de Paulo e de todo fiel obreiro de Jesus não é de um mercenário, que se apossa e explora as ovelhas, mas de um pai que insiste com seu filho perdido a voltar ao bom caminho em que andava antes.
Meus filhinhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês. (Gálatas 4:19)
O apóstolo queria que os gálatas soubessem o porquê lhes tinha falado a verdade, para que tivessem uma doutrina sadia, e porque os amava.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 01/07/2021