Pentecostes, celebrando a provisão de Deus
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. (Atos 2:2)
Pentecostes é o nome grego (que significa “50º dia” depois da Páscoa) dado para o antigo festival judaico chamado Shavuoth (semanas).
Shavuoth é a celebração ordenada por Deus das “Primícias” durante o Festival das Semanas, ordenado a Moisés em Êxodo 34: 22-43.
O Pentecostes (Shavuoth), é a segunda das três grandes celebrações judaicas. A primeira é a Pascoa (Pessach) e a terceira é o Tabernáculo (Sucot)
Nesta celebração (Shavuoth), Deus ordenou a Moisés que o povo de Israel lembrasse que tudo o que eles têm vem de sua mão.
Cinquenta dias depois daquela gloriosa ressurreição, o Espírito do Deus vivo veio sobre os discípulos como prometido, e eles foram capacitados para uma missão mundial.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós...(Atos 1:8)
E tudo isso foi profetizado no Antigo Testamento e revelado no Novo para a glória de Deus e nosso bem, para a salvação de milhões de almas.
Cada um de nós é nascido de novo no reino de Deus através da ação sobrenatural do Espírito Santo, para cumprir a missão da Igreja no mundo.
....e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)
Estamos em uma missão de Deus para ir aos confins da terra, proclamando as riquezas insondáveis de Jesus Cristo a todas as pessoas.
Devemos sempre lembrar, que ao nos reunirmos como igreja, Deus está nos capacitando para cumprir esta maravilhosa obra.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2:4)
Aquele sopro do Espírito Santo que os transformou, continua a soprar, e através de sucessivas gerações tem salvado milhões de almas, até que Cristo volte.
O Pentecostes é sobre a provisão de Deus em nossas vidas. Por sua graça ele nos salva, por suas promessas ele nos mantém, e por seu poder glorioso ele nos ressuscitará dos mortos.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 30/06/2021