Os Pensamentos e a Vida Cristã
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)
Paulo, assim como muitos escritores da bíblia, sabia da importância de manter um pensamento positivo e sadio.
Em Mateus 5:28, o próprio Jesus disse: "Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela”.
Tamanha é a importância de nossos pensamentos para a vida espiritual.
Quando a mente é ocupada com coisas vis, todo nosso corpo estará condenado à mesma situação, logo seremos aquilo que pensamos, pois ao seu tempo tais pensamentos nos levarão a viver assim.
Em nossos dias, onde tudo nos leva a pensar e alimentar os desejos carnais, basta uma só oportunidade para a mente ser encharcada de imundície.
Eis o motivo de vermos em nossa nação o domínio da corrupção, desde o mais alto executivo ao simples ajudante, a maioria vive no pensamento e desejo de roubar.
Os nossos pensamentos não só revelam o que somos, mas produzem o que em breve seremos.
Paulo diz: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. (Colossenses 3:2)
Quem quiser verificar sua verdadeira condição espiritual pode fazê-lo notando quais foram os seus pensamentos nas últimas horas ou dias.
Em que você pensou quando estava livre para pensar? Para onde se voltou o íntimo do seu coração?
O melhor meio de controlar os nossos pensamentos é oferecer a mente a Deus em completa submissão. O Espírito Santo a aceitará e assumirá o controle dela imediatamente.
Depois será relativamente fácil pensar em coisas espirituais, especialmente se treinarmos o nosso pensamento mediante períodos de oração diária.
Praticar longamente a arte da oração mental (isto é, falar com Deus interiormente) ajudará a formar o hábito do pensamento santo.
Pensar em Deus e em coisas santas cria uma atmosfera moral favorável ao crescimento da fé, bem como do amor, da humildade e da reverência.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. (Salmo 139:23)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 28/06/2021