Agradável ao Senhor !!
Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! (Salmos 19:14)
Quando Samuel foi a casa de Jesse ungir o futuro rei de Israel, ele se deparou com a beleza de seus filhos e impressionado, quase comete um grave erro, isso se não fosse o Senhor adverti-lo, quanto a beleza externa e o conteúdo interno.
Mesmo sendo um grande homem, um sacerdote respeitado e integro, se não fosse o Senhor, Samuel erraria em ungir o futuro rei.
O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei¨.
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1Samuel 16:7)
Isso nos mostra como somos falhos quando olhamos o exterior de uma pessoa e julgamos saber quem ela é, mesmo que o nosso exterior deva ser decente, isso não quer dizer que o interior o seja, já deparei com muitos homens e mulheres que pareciam ser piedosos e maduros espiritualmente, mas quando ouvi de suas próprias bocas suas intenções de desejos, percebi que não eram o que aparentavam ser.
Muitos dos que dizem desejar agradar a Deus, tem se escondido atrás de suas roupas, ou mesmo atrás de certo zelo religioso, mas como disse o próprio Senhor através do profeta:
Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens. (Isaías 29:13)
Não foi assim que viveu os judeus em muitos momentos ? Não é assim que tem vivido muitos dos que se dizem cristãos?
Se nos preocupássemos com o nosso interior, com certeza saberíamos nos comportar com modéstia em nosso exterior.
Antes de dizer que suas palavras e o meditar de seu coração fosse agradável ao Senhor, o salmista faz um comentário surpreendente, ele diz:
Quem há que possa discernir as próprias faltas? livra-me das que me são ocultas.(Salmo 19:12)
Tamanho é o engano que podemos viver, sem que saibamos que na verdade, nosso desejo não é agradar a Deus, mas a nós mesmos, e a nossos interesses carnais.
O Senhor Jesus disse que é do coração é que saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. (Mateus 15:19)
Tais sentimentos procedem de um coração soberbo e egoísta, e este coração torna-se incapaz de agradar a Deus, sabendo disso, o salmista nos ensina ao pedir a Deus que seja livre destes sentimentos.
Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão. (Salmo 19:13)
Embora sejamos falhos e passiveis de erros, é possível sim, alcançar o objetivo proposto pelo Senhor, em que nossas vidas sejam agradáveis aos seus olhos.
Reconheça o quanto Ele nos conhece, clame por socorro, busque em viver uma vida piedosa, faça da palavra de Deus seu meditar diário, lute contra os desejos carnais e sempre observe o exemplo de Jesus, que como homem, não desejou glória humana, como os apóstolos, que desejaram agradar a Deus, e não aos homens.
Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria. (Salmo 104:34)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 23/06/2021