O Vulgo e o Joio
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. (1 Coríntios 10:5)
As escrituras dizem que, quando os Hebreus deixaram a escravidão do Egito, "uma multidão mista subiu com eles". (Êxodo 12:38)
Como os hebreus não eram os únicos escravos de faraó, quando Deus soltou os grilhões, todos os que puderam fugir aproveitaram a oportunidade.
Imagine agora a tarefa dada por Deus a Moisés. Liderar e ensinar esta multidão a viver pela fé em um Deus invisível.
Mas faça isso com o fardo adicional de muitas pessoas que não acreditavam neste Deus, não aceitavam a sua liderança e não estavam interessados no que ele ensinava.
Esse grupo se tornou a fonte de muitos problemas para Moisés e o povo de Deus.
Números 11:4 em outra tradução nos diz: O Vulgo, que estava entre eles, rendeu-se a intenso desejo, e até os filhos de Israel tornaram a murmurar.
Por quarenta anos, Moises manteve uma liderança fiel ao povo de Deus, que longe de apreciá-lo, eram implacáveis com ele, murmuradores e opositores.
O próprio Jesus quando expôs os princípios de Seu reino, foi ouvido por pessoas de fé e pessoas sem fé.
Alguns "estavam esperando o consolo de Israel" (Lucas 2:25), enquanto outros "só queriam pão e peixe".
Como disse o apostolo Paulo: Só pensam nas coisas deste mundo. (Filipenses 3:19)
A maioria dos membros das igrejas de Cristo não tem ideia de que a constante murmuração é ofensiva a Deus e penosa aos Pastores.
Ensinar e incentivar uma igreja a viver pela fé é o trabalho de todo pastor e da maioria dos líderes da igreja, mas lembremos o que disse Jesus, temos na igreja Joio e Trigo juntos.
E quando as pessoas que você está tentando ensinar não têm fé no Senhor Jesus Cristo, elas serão um grande problema para a igreja e para os pastores.
Moises não escolheu as pessoas que iria liderar, os pastores também não escolhem. Moises foi fiel a Deus em todos os seus dias, assim devem também ser os pastores.
Quanto ao Joio, se não se converterem a Cristo, vão perecer assim como pereceu o Vulgo.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 22/06/2021