Seguindo os passos de Jesus! Servindo em liberdade
Como pessoas livres que são, não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; pelo contrário, vivam como servos de Deus. (1Pedro 2:16)
Qualquer doutrina cristã pode ser adulterada e utilizada como desculpa para praticar o mal. A doutrina da graça é um grande exemplo, ela pode ser convertida em pretexto para pecar, fazendo o que mais nos agrade.
No Novo Testamento encontramos indícios de que essa doutrina frequentemente era adulterada. Paulo diz aos Gálatas que eles foram chamados à liberdade mas que não deviam usar essa liberdade como ocasião para satisfazer seus desejos carnais (Gálatas 5:13).
Paulo, assim como Pedro ficou admirado como muitos cristãos se deixaram se influenciar por práticas que na verdade já deveriam estar livres.
Há sempre uma boa desculpa nos lábios daqueles que querem voltar às velhas práticas, uns alegam que não afeta a salvação e outros dizem que é somente uma questão cultural.
Na verdade não passam de justificativas falsas, para satisfazer a carne, porque ainda não são livres em Cristo.
A liberdade cristã não é libertinagem, pela simples e maravilhosa razão; que em Cristo não fomos feitos livres para pecar, mas pela sua graça, livres para não pecar, para não voltar atrás.
E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as paixões e concupiscência. (Gálatas 5:24)
A prova de que somos livres, não é somente o que deixamos de fazer, mas o que fazemos com a liberdade que temos em Cristo.
E aquele que me enviou está comigo; ele não me abandonou, pois sempre faço o que lhe agrada. (João 8:29)
Esta é uma declaração do Senhor, existiu alguém mais livre do que Jesus? Ele é o filho unigênito de Deus, e não ousou desagradar o Pai, Ele fez tudo para agrada-lo.
Pedro disse que Jesus não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. (1 Pedro 2:22)
Como pessoas livres, devemos seguir os seus passos, e usar a liberdade que Deus nos deu para agrada-lo, e não para pecar e desagrada-lo.
A liberdade cristã estará sempre condicionada pela responsabilidade, em não fazer o que desejamos, mas em fazer o que Deus deseja.
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente. (Gálatas 5:1)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 22/06/2021