O Pastor do século XXI
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós. (1 Pedro 5:2)
Quando um seminarista se levantou e perguntou ao pastor Isaltino Gomes como deveria ser o pastor do século XXI, sua reposta foi simples, mas perfeita.
O pastor do século XXI deve ser como o pastor do século XX, como o pastor do século XIX, do século XVIII, do século X, do século V, do século I, o pastor do século XXI deve ser como o pastor da bíblia.
Não há outro lugar senão na bíblia, em que podemos encontrar as reais características de um pastor. E o tempo não pode mudar o que a bíblia nos diz.
E eu não tenho dúvida de que ao falar de apascentar o rebanho de Deus, Pedro estava lembrando a tarefa que o próprio Jesus lhe tinha atribuído.
Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. (João 21:17)
Podemos resumir a exortação de Pedro aos pastores desta maneira: Pastoreai as almas do povo de Deus humildemente, voluntariamente, ansiosamente e em nome do Supremo Pastor, até que Ele volte.
Pastores são chamados pelo Grande Pastor para ministrar aos feridos, confortar os aflitos, alimentar o rebanho e protegê-los dos lobos, tanto dentro como fora da igreja.
Esse foi o chamado para os líderes da igreja nos dias de Pedro, e é o mesmo para os ocupados pastores do século XXI.
O pastor que não quer "gastar seu tempo" com os feridos, os aflitos, os perdidos e os fracos, não é um pastor e não deveria ser chamado assim.
Jesus disse a seus imaturos discípulos: E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. (Marcos 10:44)
Qualquer um que assuma o pastorado com a ideia de ter destaque, de exercer autoridade ou de se tornar um governante da igreja entendeu o chamado completamente errado.
Ser pastor do rebanho de Jesus no século XXI, é para mim o que foi para Pedro no século I, o maior privilégio de um servo.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1 Pedro 5:4)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 19/06/2021