Oração, o remédio para a nossa ansiedade
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. (Filipenses 4:6)
A ansiedade é um sentimento comum ao ser humano. O problema é que em alguns casos ela se torna patológica, causando transtornos físicos, emocionais e até espirituais, prejudicando a qualidade de vida.
Ela atrapalha as relações sociais, as atividades profissionais e podem comprometer os nossos relacionamentos.
Segundo a organização mundial de Saúde (OMS), 33% da população mundial sobre de ansiedade. O Brasil aparece sempre entre os primeiros da lista com 9,3% dos brasileiros sofrendo de algum transtorno de ansiedade.
É uma triste notícia para um país com grande diversidade religiosa, e a sua maioria se declara cristã.
Para os Filipenses e todos os demais cristãos do século I, a vida deveria realmente ser inquietante, ser cristão era arriscar a própria vida, família é tudo que tinha por causa da fé em Jesus.
A solução que Paulo oferece aos irmãos é a mesma que Jesus já havia ensinado aos discípulos. (Leia Mateus 6:25-34)
Paulo sublinha que podemos levar tudo ao conhecimento de Deus, por meio da oração, em súplicas com ações de graças.
Para Paulo, não há nada muito grande para o poder de Deus, nem muito pequeno para o seu cuidado paternal.
Ele sabia qual era a resposta de Deus as orações de seus filhos. Nada pode ser melhor do que a Paz que vem do próprio Deus.
A Paz que excede toda compreensão humana, que guarda os nossos corações e restaura os sentimentos. É a mesma Paz que habitou em nosso Senhor Jesus, e Ele nos prometeu.
A minha paz eu vos dou.(João 14:27)
Podemos orar por nós mesmos, pelo perdão de nossos pecados, pelas nossas necessidades, por uma ajuda imediata e por direção para o futuro.
Podemos levar à Deus o nosso passado, presente e futuro. Podemos orar pelos parentes e amigos, pelos nossos governantes e por qualquer outra situação que nos aflija.
Como disse Spugeon: Convertam cada situação que possa ser um motivo de ansiedade em um motivo de oração.
E ao orar devemos lembrar três coisas: ¨o amor de Deus¨ que sempre procura e deseja o melhor para nós; ¨a sabedoria de Deus¨, a única que conhece o que é melhor; ¨o poder de Deus¨, que só permite que aconteça o melhor.
Aquele que ora com fé e confiança no amor, na sabedoria e no poder de Deus vencerá a ansiedade e encontrará a paz perfeita.
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 17/06/2021