Acepção de pessoas, nem o vírus faz
Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façais acepção de pessoas, tratando-as com preconceito ou parcialidade. (Tiago 2:1)
Quando chegou a notícia, que uma criança de 1 ano estava com o Coronavírus, ouvi um médico dizer: "O vírus não faz acepção de pessoas, não importa a idade, o sexo, a cor ou a raça, ele é capaz de tirar a vida de qualquer um.
Eu logo pensei comigo mesmo: "Glória a Deus, porque temos um Salvador poderoso que também não faz acepção de pessoas, Ele da vida eterna a todos que Nele crê. (João 6:47)
Em verdade, em verdade vos asseguro: quem ouve a minha palavra é cre naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)
A acepção de pessoas é uma parcialidade injusta, é dar atenção especial a alguém porque se trata de uma pessoa rica, influente, poderosa ou famosa.
Se disserdes ao rico: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado. (Tiago 2:3)
Para Tiago, ter fé em Jesus, e ao mesmo tempo fazer acepção de pessoas, não faz nenhum sentido, porque não foi assim que Jesus se comportou, Ele não foi preconceituoso, e não tratou ninguém com favoritismo.
Mestre, nós sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa. (Lucas 20:21)
O Antigo e o Novo Testamento concordam em condenar essa parcialidade e esse favoritismo no trato, dando importância à posição social, seja rico ou pobre.
Não farás injustiça no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande, com justiça julgarás o teu próximo. (Levitico 19:15)
Podemos ser injustos na forma como bajulamos os ricos, mas também podemos ser igualmente injustos na tendência de só defender a causa dos pobres.
O rico e o pobre se encontraram; a todos os fez o Senhor. (Proverbios 22:2)
Depois da visão do lençol com os animais impuros (Atos 10:11,12), Pedro foi até a casa de Cornélio, um romano rico e aprendeu que Deus não faz acepção de pessoas.
E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas. (Atos 10:34)
Paulo estava convencido de que tanto judeus como gentios estavam igualmente sob o juízo divino.
Sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. (Efesios 6:9)
No capítulo 2:1-13, de sua carta, Tiago não está fechando a porta para os ricos, muito menos privilegiando os pobres, longe disso. Só está esclarecendo que devemos tratar todos iguais, porque o evangelho é precioso para todos.
Os apóstolos aprenderam que a graça não faz acepção de pessoas; que Deus não fez acepção de pessoas, Ele amou o mundo quando enviou seu filho para morrer pelos nossos pecados; Jesus não fez acepção nem mesmo quando estava na cruz, perduou seus assassinos e salvou um ladrão; o Espírito Santo não faz acepção de pessoas, Ele habita e usa todo aquele que crer em Jesus e se arrepende de seus pecados.
Parece que o mundo estava precisando de um vírus, de uma quarentena, de um isolamento social, para entender o quanto as pessoas são importantes. Deveríamos ter aprendido isso com Cristo, mas estamos aprendendo com um vírus.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado. (Tiago 2:9)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 05/06/2021