Amar e Temer a Deus
Ouvindo estas palavras, Ananias caiu morto. E sobreveio grande temor a todos os que souberam do que tinha acontecido. (Atos 5:5)
O que tornava a igreja primitiva diferente da igreja de hoje? algumas características, a principal delas é o Temor.
Talvez o episódio de Ananias e Safira, relatado em Atos 5, possa nos esclarecer esse fato. Deus parece ter feito do engano desse casal um exemplo para todos, tornando-se a única ocasião no Novo Testamento em que Ele puniu alguém com a morte por ter pecado.
Então Pedro disse: Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo? (Atos 5:3)
Quantos funerais nós teríamos, se Deus agisse de maneira semelhante em nossos dias.
Quando Deus tirou a vida daquele casal mentiroso, Lucas diz: “E sobreveio grande temor a todos os que souberam do que tinha acontecido”.
Um poderoso temor se apoderou da igreja e da comunidade. Qual é a diferença deles para nós ? Eles aprenderam a temer a Deus, e nós temos esquecido como temê-lo.
A unidade da igreja primitiva foi uma das características mais importantes da igreja no seu início. E o pecado veio para destruir essa benção.
A igreja primitiva era altamente respeitada, pessoas que não possuíam a experiência de conversão temiam se unir a ela.
Quando se reuniam ali, ninguém mais tinha coragem de juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alta consideração. (Atos 5:13)
E as diversas divisões da igreja de Cristo hoje é um testemunho silencioso de nosso reduzido nível de temor a Deus.
Em nossos dias, se tornar membro de uma igreja é mais fácil do que se tornar membro de um clube, este é o resultado de que a igreja se tornou pouco respeitada.
Esse também é o motivo por que muitas igrejas não diferem do mundo. Não podemos viver como mundo e ao mesmo tempo ganhar o respeito do mundo.
Quando a igreja se torna mundana, ela perde tanto o respeito dos de fora, quanto o poder de Deus.
Está na hora de as igrejas seguirem o exemplo apresentado em Atos 5, o exemplo de disciplinar membros que estão vivendo em pecado, e o exemplo de comportar-se de tal maneira que as pessoas não cristãs temerão se unir a ela.
A Bíblia nos ensina a nos tornarmos menos semelhantes ao mundo e mais semelhante à Cristo, para que tenhamos a aprovação e o posobrei Espírito.
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. (2 Corintios 7.1)
Naquela época, Deus se revelou como um poderoso Juiz que não tolera qualquer desrespeito pecaminoso, e isso resultou em grandes bênçãos para os crentes e para os incrédulos ao mesmo tempo.
Apesar de um dos significados mais fortes da palavra temor ser “medo”, temer a Deus não é ter medo Dele, pois o medo nos faria fugir Dele e não aproximar-se Dele.
Veja o que o apóstolo João diz a respeito do medo: No amor não existe medo; antes, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor. (1Jo 4. 18)
Ou seja, o temor a Deus citado na Bíblia não pode significar um medo de Deus que nos faça fugir Dele e nos traga tormento.
Aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. (Atos 10:35)
Deus é amor, mas também é Santo, porque Deus é Deus, e em nossos corações e em nossos pensamentos deve haver lugar tato para o amor que é resposta ao amor de Deus, como o temor que é nossa resposta para a sua santidade.
Existem muitas pessoas dizendo que ama a Deus, mas onde estão aquelas que podem dizer: Eu amo e temo a Deus.
Por isso, recebendo nós um Reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e temor. Porque o nosso Deus é fogo consumidor. (Hebreus 12:28,29)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 04/06/2021