Não deixe que esse mau exemplo o influencie
Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. (3 João 1:9)
Muitos lideres, incluindo pastores, podem achar que estão de alguma forma acima da lei, que as regras se aplicam a todos, menos a eles.
Como geralmente são os responsáveis pela aplicação das regras e, como tal, se sentem acima delas.
Alguns acreditam que por serem líderes eles têm um grau de espiritualidade diferenciado, como se fossem o quarto membro da Trindade. Só esquecem o que disse o Filho de Deus.
....quem quiser ser o primeiro entre vós, seja servo de todos. (Marcos 10:44)
As ovelhas não tem idéia do que seu pastor vê on-line, como trata seu cônjuge, ou se relamente dedica algum tempo com Deus.
Muitos acreditam que estão sendo aprovados por Deus pelo numero de likes que recebem em suas redes sociaias.
O que significa que eles consideram a opinião virtual como a verdade sobre suas vidas e assim se consideram mais saudáveis espiritualmente do que na verdade são.
É uma psicologia estranha, mas, certos pastores acreditam que, por estarem tanto tempo a frente da igreja, isso é mais do que prova que estão sendo usados por Deus de maneira maravilhosa.
Diotrefes foi seduzido pelo poder e autoridade, ele não necessitava mais de conselhos e muito menos do parecer de seus companheiros, fazia tudo como queria, era o dono da igreja.
Sabemos que pastores e lideres, e isso, conforme a biblia tem um certo grau de poder e autoridade que obviamente podem ser mal utilizados, por exemplo, para seus proprios interesses.
Há um número crescente de pastores que caem por causa do abuso de sua liderança, eles não aceitam o que o apostolo Pedro disse:
Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas sejam exemplos para o rebanho. (1 Pedro 5:3)
Em vez de manifestar um espírito de servo, eles se tornam ditatoriais e autocráticos, a ponto de abusar emocional e verbalmente daqueles que os cercam.
Vencer esses perigos, exige uma auto critica sobre tal responsabilidade, e é claro, humildade.
O objetivo para qualquer pessoa na liderança, não é somente começar bem, mas terminar bem.
E segue o conselho do apostolo João a Gaio, que também é para todos nós.
Amado, não deixe que esse mau exemplo o influencie. (3 João 1:11)
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 03/06/2021