Salvo aos pés da Cruz
O centurião vendo o que tinha acontecido, glorificou a Deus, exclamando: "verdadeiramente, este homem era justo!" (Lucas 23:47)
Salvo aos pés da Cruz
Na Bíblia, temos um breve relato de um homem que estava presente enquanto Jesus morria na cruz. Ele é mencionado em três dos quatro relatos do evangelho.
Mas ele não é mencionado por sua crueldade ou habilidade como soldado.
Ele é mencionado por algo muito mais importante, por uma transformação maravilhosa. Este homem era um centurião romano, comandante de 100 soldados do exército romano.
Ele havia, com toda certeza, presidido a crucificação de dezenas de homens e presenciou a agonia que esses homens suportaram. Dia após dia, ele observaria os homens suportarem uma agonia indescritível.
É provável que este homem estivesse presente desde o momento em que Jesus foi levado perante Pilatos até que o corpo do Senhor fosse entregue a José de Arimatéia.
Tendo visto tantas crucificações, o centurião sabia o que esperar dos prisioneiros. A maioria deles eram criminosos, salteadores, ladrões e assassinos.
Ele tinha ouvido incontáveis homens gritarem em agonia enquanto imploravam por suas vidas. Ele os tinha ouvido gritar maldições. O que mais poderia esperar de homens que foram pendurado na cruz?
Talvez tenha sido nesse momento que o centurião começou a perceber que havia algo diferente em Jesus. Onde a maioria dos homens amaldiçoavam, Jesus clamava a Deus para perdoar aqueles quem estava causando seu sofrimento.
Ou talvez Ele tenha notado quão misericórdioso era Jesus quando falou com o ladrão arrependido ao seu lado, prometendo que estaria com Ele no paraíso.
Certamente esta execução foi diferente de qualquer outra.
Pouco antes de morrer, Jesus gritou: "Está consumado!" e então disse: "Pai, em tuas mãos entrego meu espírito."
Naquele exato momento, Jesus morreu. E um violento terremoto sacudiu a terra. Mateus diz: “quando o centurião e os que estavam com ele, viram o terremoto e as coisas que haviam acontecido, temeram muito, dizendo: “ Verdadeiramente este era o Filho de Deus! ” (Mateus 27:54) Lucas diz: “quando o centurião viu o que havia acontecido, ele glorificou a Deus, dizendo: “Verdadeiramente este homem era justo!"* (Lucas 23:47)
E assim, o homem que presidiu a execução de Jesus, o homem que ordenou que os pregos fossem cravados em suas mãos e pés, tornou-se a primeira pessoa a se tornar um crente após a morte de Jesus.
Que testamento incrível e emocionante, que maravilhosa graça! Deus estava disposto a salvar um dos principais responsáveis pelo assassinato de seu Filho. E o salvou aos pés da Cruz !!
Assim como aconteceu com este soldado há mais de 2.000 anos, precisamos apenas crer que “verdadeiramente este era o Filho de Deus” e nós, também, podemos ser perdoados pelo papel que temos nesta terrível e injusta execução.
Pr Elias Marcelino
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 17/05/2021