Cristo, o cumprimento de todas as maravilhosas promessas
Cristo, o cumprimento de todas as maravilhosas promessas.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. (João 5:39)
A Bíblia deixa claro que Deus tem um plano unico para a história humana. O Seu propósito é reunir todas as coisas em Cristo, no céu e na terra. (Efesios 1:10)
Deus tem seu plano desde o começo: Lembrai-vos das coisas antigas; Eu Sou Deus e não há outro, que declaro o fim desde o começo, desde os tempos antigos. Meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade. (Isaías 46:9,10)
Cristo é o centro do Antigo Testamento, abrangendo todas as três partes como os judeus o conheciam: A Lei de Moisés, Os Profetas e Os Salmos, que representavam para os judeus a terceira porção de livros chamada de Escritos.
Através de suas promessas e símbolos de salvação, o Antigo Testamento aponta para o cumprimento da Redenção, que teve lugar uma vez por todas em Cristo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. (Galatas 4:4,5)
A obra de Cristo na terra, e especialmente sua crucificação e ressurreição, é o centro no qual Deus consuma a salvação, cumprindo todas as promessas feitas através do Antigo Testamento.
A promessa: "Eu serei o seu Deus"(Jeremias 32:38) é realmente um compromisso de estar com o seu povo, cuidar dele, discipliná-lo, protegê-lo, suprir suas necessidades e ter um relacionamento pessoal com ele.
Essa promessa finalmente é consumada na salvação em que Deus traria em Cristo. Esse princípio se estende a todas as promessas do Antigo Testamento.
Todas as promessas de Deus têm nele (Cristo) o "sim" (2 Corintios 1:20).
Deus dava bênçãos temporais. Essas bênçãos eram apenas antecipação das ricas bênçãos que viriam por meio de Cristo:
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais (Efesios 1:3).
Pr Elias Marcelino
Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 14/05/2021